domingo, 18 de janeiro de 2015
SÓ FALTA A PREFEITURA IR PARA O PROCOM...KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ASPROLF cobra oficialmente a prefeitura pagamento do 1/3 de férias
Na manhã desta sexta-feira, 16, a ASPROLF – Sindicato protocolou, no Gabinete do Prefeito, Márcio Paiva, ofício nº 01/2015, de 14 de janeiro de 2015, solicitando com urgência o pagamento do 1/3 de férias dos servidores da educação.
De acordo com a ASPROLF, o Município de Salvador e o Estado da Bahia realizaram o pagamento do benefício, respectivamente, 31/12/2014 e 02/01/2015, entretanto Lauro de Freitas continua com o mau costume de atrasar o referido benefício.
Vale ressaltar que desde o final do ano passado, houve cobrança e alerta para o pagamento das férias até o dia 05 de janeiro, uma vez que já tínhamos experiência de atrasos de gestões anteriores. No início deste ano também, em duas reuniões, reforçamos esse pedido, mas infelizmente não obtivemos resposta. Além disso, o coordenador financeiro da ASPROLF esteve na secretaria da fazenda e não teve resposta satisfatória.
Após oficializar o pedido, a entidade sindical espera que o governo se pronuncie institucionalmente, como deve ser
É SÓ MAIS UMA LEI ?
Enviar por e-mail
BlogThis!
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook
Compartilhar com o Pinterest
Resolução cria diretrizes para estabelecimentos de comercialização e de exposição de animais
Considerando que a exposição, a manutenção, a venda e a doação de animais em estabelecimentos comerciais são práticas comuns no Brasil, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) decidiu estabelecer princípios e normas que garantam a segurança, a saúde e o bem-estar dos animais que estiverem sob o cuidado de pet shops, parques de exposição e feiras agropecuárias, por exemplo. O objetivo é garantir que os serviços sejam prestados de acordo com as boas práticas veterinárias.
Relacionadas também a procedimentos de higiene e estética, as diretrizes deverão ser seguidas pelos médicos veterinários que atuam como responsáveis técnicos nos estabelecimentos que exercem atividades peculiares à Medicina Veterinária. "A Resolução 1069/2014 vem para padronizar a forma de atuação desses profissionais em todo o país. A partir do próximo dia 15 de janeiro, quando a resolução entrar em vigor, os responsáveis técnicos estarão respaldados por uma norma nacional para que possam orientar os estabelecimentos comerciais de exposição, manutenção, higiene, estética, venda e doação de animais, e exigir deles as adequações necessárias", explica o presidente do CFMV, o médico veterinário Benedito Fortes de Arruda.
Contato restrito com os animais
De acordo com as novas diretrizes, uma das orientações do médico veterinário deve ser pela restrição do acesso direto da população aos animais disponíveis para comercialização. "O contato deve acontecer somente nos casos de venda iminente. Essa medida pode evitar, por exemplo, que os animais em exposição sejam infectados por possíveis doenças levadas nas roupas das pessoas", exemplifica Arruda. Segundo o presidente do CFMV, os filhotes submetidos a algum tipo de estresse podem ter sua imunidade comprometida, tornando-os vulneráveis a diversos tipos de doenças.
Instalações adequadas
Os donos dos estabelecimentos comerciais também devem ter em mente que os animais necessitam de espaço suficiente para se movimentarem. "Há casos em que vários animais são alojados em espaços pequenos, sem cama para deitar nem água suficiente para beber, sem alimentação adequada. É bom lembrar que situações de maus-tratos não são apenas um ato doloso, mas também culposo", esclarece Arruda.
Ferir, mutilar, cometer atos de abuso e maus-tratos aos animais podem acarretar em detenção de três meses a um ano, além de multa. É o que prevê a Lei de Crimes Ambientais, de nº 9.605/1998. Por isso, a importância dos médicos veterinários, já que somente eles têm condições técnicas para prestar os devidos esclarecimentos que garantam a saúde e a segurança dos animais. “Em casos de descumprimento da Resolução CFMV 1.069/2014, os profissionais devem comunicar o fato ao Conselho Regional de Medicina Veterinária, que tomará as providências necessárias,” finaliza.
Imunização
O secretário-geral do CFMV, o médico veterinário Marcello Roza, também aponta outro ponto importante da Resolução 1.069/2014. "De acordo com as novas regras, os responsáveis técnicos deverão assegurar que os animais a serem comercializados estejam vacinados, de acordo com os programas de imunização", afirma.
Segundo ele, muitas vezes, acontece de uma ninhada ser comercializada sem estar vacinada. “Esses são animais muito jovens e, se não estiverem imunizados, podem acabar se contaminando (com algum tipo de doença)”, esclarece.
Responsabilidade técnica
De acordo com a Resolução 1.069/14, os responsáveis técnicos também devem assegurar:
- que os animais com alteração comportamental decorrente de estresse sejam retirados de exposição;
- os aspectos sanitários dos estabelecimentos, principalmente para evitar a presença de animais com potencial zoonótico ou doenças de fácil transmissão para as espécies envolvidas;
- que não ocorra a venda ou doação de fêmeas gestantes e de animais que tenham sido submetidos a procedimentos proibidos pelo CFMV, como a onicectomia em felinos (cirurgia realizada para arrancar as garras); a conchectomia e a cordectomia em cães (para levantar as orelhas e retirar as cordas vocais, respectivamente); e a caudectomia em cães, cirurgia realizada para cortar a cauda dos animais;
- que as instalações e locais de manutenção de animais sejam livres de excesso de barulho ou qualquer situação que cause estresse a eles;
- que esses locais tenham um plano de evacuação rápida em caso de emergência;
- a inspeção diária obrigatória que garanta a saúde e o bem-estar dos animais.
Publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU), a Resolução CFMV 1.069/2014 entrará em vigor daqui a três dias, ou seja, em 15 de janeiro de 2015. A íntegra da resolução já está disponível no Portal do CFMV.
Assessoria de Comunicação do CFMV

GANG DO BOTIJÃO ENTRO AGUA NO CHURRASCO.
domingo, 18 de janeiro de 2015
Trio é preso em flagrante após arrombar mercadinho em Lauro de Freitas
IMG-20150117-WA0014
Ao sair da Delegacia de Lauro de Freitas na noite desta sexta-feira (16), para onde conduziu dois elementos para serem autuados em flagrante por porte ilegal de arma, o PETO - Pelotão de Emprego Tático Operacional da 52ª CIPM (Companhia Independente da Policia Militar, que atua na região central da cidade, se deparou com três outros elementos, após praticarem arrombamento a um estabelecimento comercial.
Os criminosos foram flagrados carregando dois botijões de gás e uma caixa de carne, sendo conduzidos à 23ª DT, onde foram autuados em flagrante.
Fonte: Bahia Alerta
Assinar:
Postagens (Atom)