terça-feira, 9 de dezembro de 2014
BURAQUINHO ENTRE 10 PRAIAS IMPRÓPRIAS PARA BANHO NESSE FIM DE SEMANA O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema informa que, das 37 praias avaliadas pelo órgão, nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas, 10 estão impróprias para o banho. O Inema chama atenção para que os banhistas evitem as praias de Periperi (atrás da estação Férrea), Penha (em frente à Igreja N. S. da Penha), Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família), ROMA (atrás do Hospital São Jorge), Pituba (atrás do antigo Clube Português), Armação (em frente ao Clube Inter. Pass), Boca do Rio (em frente ao Posto Salva Vidas), Corsário (em frente ao Posto Salva Vidas e em frente ao Posto Salva Vidas de Patamares) e Buraquinho (em frente à barraca de Praia Chalé). Nas demais praias da RMS, as condições são normais, lembrando que deve-se evitar o banho de mar em tempo chuvoso. De acordo com a resolução Conama a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas, apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água. No período em que o tempo estiver chuvoso as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das GALERIAS pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.
A CULPA É DE QUEM ? DOS GESTORES DOS POLITICOS OU DA POPULAÇÃO QUE ESTAR SEGA ! LAURO DE FREITAS. Recente declaração do atual prefeito de Lauro de Freitas que a culpa por poluir a Lagoa é da própria população, teço aqui as minhas considerações por meio das quais não pude confrontar devido ao monopólio de fala, comum aos programas de rádio tal subservientes à personalidade das autoridades públicas: 1- É estarrecedor imaginar que um prefeito, por pessoas sem capacidade de compreensão administrativa ou por cumplicidade com os maiores poluidores do meio-ambiente em nossa região, não consiga observar que aqueles que mais trazem impurezas tóxicas em quantidade e em periculosidade são as próprias empresas às quais ele mesmo cedeu licença ambiental para funcionamento e que têm sido quase nada fiscalizadas pelas autoridades que se dizem competentes em sua gestão. 2- É inconcebível, através de tal falácia, a prefeitura isentar-se de tal responsabilidade pela preservação da Lagoa localizada na associação portão do sol em " BURAQUINHO " por meio do argumento que isso se deve aos costumes da população sabendo que, mesmo que essa estultícia fosse verdadeira, a sua gestão também é responsável por educação e fiscalização pelo controle dos resíduos. Deixarei algumas hipóteses nas quais tenho me concentrado e tenho estudado desde que comecei a notar a inoperância de nossos gestores em assumir o discurso sobre o respeito ao nosso meio-ambiente. Primeiro, a incompetência das gestões de equilibrar as contas com os vultuosos recursos que controlam faz com que tais prefeitos (assim como o atual) cedam privilégios às grandes empresas poluidoras. Segundo, como privilégios, entenda-se a diminuição de regulações e de proteções ao meio-ambiente. Terceiro, toda fala sobre responsabilidade socioambiental investida nos discursos políticos pré-eleitorais não são valorizados por si mesmos, mas como recursos estratégicos para melhorar o desempenho nas urnas. Quarto, como “doações” corporativas abastecem o sistema político em nossa região, elas acabam por influenciar a própria gestão (cúmplice por aceitar tal negociação). Quinto e o mais lamentável, cada custo que as empresas poluidoras conseguem descarregar na população usuária da Lagoa torna-se um benefício para si mesmas como um trajeto direto ao lucro, embora seja um malefício sem precedentes à saúde da população que depende dessa própria lagoa. Será que os gestores do nosso município são desprovidos de inteligencia em relação ao fato de que a poluição da Lagoa também atenta contra a saúde dos próprios cidadãos e de que esse custo volta às contas públicas em relação aos tratamentos de saúde? Presumo que os gestores fingem não enxergar as consequências de tais problemas. Por um lado, os políticos anteriores que assumiram o cargo na prefeitura (assim como o atual) evitam associar problemas de escoamento sanitário com a saúde da população porque assim conseguem alimentar sua gestão por duas verbas paralelas: a da indústria dos dejetos e a da indústria da saúde. Por outro lado, tais gestores, mesmo sabendo das consequências inevitáveis para a saúde da população e dos gastos públicos futuros por causa disso, preferem arrolar os malefícios para próximas gestões. Não se deixe enganar por falsos discursos eleitorais antes da posse ou por falsas verdades evocadas no momento em que próximo prefeito senta em sua cadeira investigue-os.. Estude-os !
" 1º DE ABRIL " ESTE NÃO TEM CALA BOCA ! CAOS AMBIENTAL ! http://joaquimosneto.blogspot.com.br/ Prefeito responsabiliza a população pela poluição, sim é fato, sabendo que quem autoriza os alvarás das construções de frabricas empreendimento no entorno da " APA " é de responsabilidade das" Secretarias do Municipio " SEPLAM ' MEIO AMBIENTE E A SEINFRA ' é muito comodo jogar a culpa nas pessoas chega ser indecente ! A análise da água concluiu que a lagoa sofreu um processo chamado de eutrofização. “O fenômeno é causado pelo excesso de nutrientes (compostos químicos ricos em fósforo ou nitrogênio acido enorme quantidade de coliformefecal) em uma massa de água, provocando um aumento excessivo de algas. Estas, por sua vezos os esgotoslançados na lagoa depois no corrego dois irmãos desaguando no rio joanes em direção a buraquinho , fomentam o desenvolvimento dos consumidores primários e eventualmente de outros elementos da teia alimentar nesse ecossistema . O dejetos da lagoa de mostra o contrário. Por falta de fiscalização do " SECCRETARIA DO MEIO AMBIENTE de inspeção de esgoto, que está obstruída, jorra dejetos na lagoa. Moradores das proximidades disseram que o fato vem acorrendo há mais de 08 anos. 06 da gestão passada e 02 anos da gestão atual. Ninguém ouze pensar que quero barganhar algun benefício a verdade tem que ser dita doa a quem doer
Assinar:
Postagens (Atom)
.jpg)










